PORQUE ANDO DE MOTO

PORQUE ANDO DE MOTO

DICAS IMPORTANTES

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA  BOLÍVIA 

1. REQUISITOS DE ENTRADA PARA TURISTAS BRASILEIROS
Não há necessidade de visto para permanência de até 90 dias aos que ingressam por via aérea (prorrogáveis por mais 90) e de até 30 dias aos que ingressam por via terrestre (prorrogáveis por mais 30).
1.b Entrada por via terrestrea) passaporte com validade igual ou superior a seis meses ou carteira de identidade nacional expedida há no máximo dez anos,
b) certificado de vacinação contra a febre amarela (embora a apresentação raramente seja requisitada, é importante contar com o documento a fim de evitar problemas no desembarque),
c) documentos de propriedade do carro,
d) seguro internacional contra terceiros, e
e) permissão Internacional para Dirigir (à diferença do que ocorre em outros países do MERCOSUL, na Bolívia, a Carteira Nacional de Habilitação brasileira não é oficialmente aceita pelas autoridades viárias locais)
Todo brasileiro que permaneça em território boliviano por tempo superior ao de uma simples viagem de turismo deve inscrever-se no Consulado brasileiro mais próximo e ter a certeza de que conhece a forma de comunicar-se o mais rapidamente com esse Consulado.
3. ALERTA AOS VIAJANTES QUE INGRESSAM POR VIA TERRESTRE COM VEÍCULOS PARTICULARES
Entrar conduzindo por via terrestre é difícil e desaconselhável. Deve-se ter especial cuidado, portanto, ao cruzar a fronteira. A Embaixada do Brasil e os Consulados recebem periodicamente cidadãos brasileiros que solicitam auxílio para a liberação de seus veículos apreendidos sob acusação de entrada ilegal no país. Todos alegam que, ao entrar no território boliviano, não encontraram na fronteira autoridades da "Aduana Nacional de Bolivia", as únicas habilitadas a emitir a "Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículos de Uso Privado", documento que dá direito a transitar com o veículo estrangeiro no país. Alegam ainda que os agentes da "Policía Nacional" presentes na fronteira dizem que não há necessidade de tal documento e que os brasileiros podem circular livremente até a cidade de Santa Cruz de la Sierra, ondedevem solicitar, no escritório da "Aduana Nacional de Bolivia", a permissão para trafegar por todo o território boliviano. Nos postos policiais do trajeto Puerto Suárez - Santa Cruz de la Sierra, os condutores continuam a ser informados de que em Santa  Cruz de La Sierra o problema poderá ser resolvido, e os policiais permitem a passagem do veículo, desde que o condutor pague taxas diversas. Ao chegar em Santa Cruz de la Sierra, o veículo é frequentemente retido sob a acusação de entrada ilegal no país. Conforme previsto em lei local, a pena para tráfego de automóvel com placa estrangeira sem permissão da "Aduana Nacional de Bolivia" é o perdimento do veículo, isto é, seu confisco pelo governo boliviano, sem indenização.
A polícia rodoviária local costuma fiscalizar carros brasileiros com especial rigor, sendo comum a exigência de pagamento imediato de taxas e multas diversas sob pretextos variados. É portanto necessário assegurar-se de que o veículo carregue dois triângulos, kit de primeiros socorros, cabo de aço de três metros com gancho para reboque e extintor de incêndio válido. Mesmo com tais precauções, não há garantia de que não serão cobradas multas e taxas.
O procedimento a ser adotado pelo viajante brasileiro no momento de cruzar a fronteira é o seguinte: de posse de original e cópia da Carteira de Identidade ou do Passaporte brasileiros e dos documentos de propriedade do veículo, (1)dirigir-se ao posto da   “Dirección Nacional de Migraciones” para preencher o formulário de entrada na Bolívia e (2)dirigir-se ao posto da “Aduana Nacional de Bolívia”, onde será emitida a “Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo”. Não se deve cruzar a fronteira sem esse documento. Se, no momento em que chegar à fronteira, não encontrar funcionário competente para emiti-lo, o viajante deve aguardar até conseguir a documentação exigida. Importante: o veículo só cruza a fronteira se o condutor for o dono ou estiver acompanhado dele.
Além da atenção aos documentos a serem apresentados, há que atentar para o estado de conservação das estradas. No trecho que vai de San Matias até a cidade de Santa Cruz de La Sierra, por exemplo, existe cerca de 370 Km de estrada não asfaltada. Em quase todas as estradas, os postos de abastecimento são escassos, com trechos de até 300 km sem serviço. Há que atentar ainda para o fato de veículos de placa estrangeira na Bolívia serem obrigados a pagar o dobro do valor do combustível.
Alerta-se, também, para a prática comum de populares interromperem inesperadamente as estradas com o propósito de cobrar “pedágio”.
Seguro carta verde : o SEGURO CARTA VERDE PARA BOLÍVIA NÃO É NECESSÁRIO PARA QUE VAI FICAR MENOS DE 30 DIAS NO PAIS.
 http://www.apoyoabogados.com/publicaciones/detalle/127
Fonte da matéria site abaixo:
http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-viajar-1/alerta-aos-viajantes-1/bolivia

PROCEDIMENTOS A SER TOMADO NA ADUANA DE CORUMBA


Tramites Aduaneiros na fronteira com a Bolívia (Corumbá - Puerto Suarez)

Passo a Passo:

1- Chegando na Fronteira entre os dois Países, fazer a Saída (pessoal) no lado Brasileiro, preferencialmente com o PASSAPORTE, pois facilita muito.

2 - Atravesse a fronteira com seu veículo, estacione o mesmo em local SEGURO, e vá para a fila da IMIGRAÇÃO, e nesse ponto é onde você irá perder mais tempo, pois as filas são grandes e a demora no atendimento é maior.

3 - Na imigração Boliviana, avise que você está com sua moto, pois é necessário um carimbo e assinatura da pessoa da imigração.

4 - Vá para a ADUANA, que é um container Branco do outro lado da rua, lá vc deverá apresentar XEROX (cada documento em uma folha), RG, Documento da Moto, Passaporte.

5 - Após esse tramite, será entregue 2 papéis que são:
  •  DECLARACIÓN JURADA
  •  FORMULÁRIO 250 (papel menor quadrado que vai grampeado no acima)

6 - Depois desses 2 documentos em mãos, siga para a Polícia de Transito em Puerto Suarez, clique aqui para o MAPA DE LOCALIZAÇÃO (da fronteira até a polícia de transito), e nessa delegacia você  pegará a ORDEN DE TRASLADO, documento importatíssimo para não ter o veículo apreendido próximo a Santa Cruz de la Sierra, na ponte de Paillon.

FIQUE ATENTO -
Os Tramites ADUANEIROS ou de IMIGRAÇÃO são GRÁTIS, sem custo,  porém na Polícia de Transito de Puerto Suarez costumam pedir propina (média de Bs50,00) e logo após a ponte de Paillon, próximo à Santa Cruz de la Sierra,  costumam pedir novamente, média de Bs25,00. Quem pede é a própria polícia, porém é uma contribuição que não existe.

Motos não pagam pedágios na Bolívia, se tentarem cobrar, reclame.
Gasolina para estrangeiros tem preços diferenciados, normalmente 3 vezes mais caro, porém se no posto não houver Militares, converse com o frentista e tente desconto.

CUIDADO -
Animais na pista são muitos e de todas as espécies, porcos, galinhas, vacas, cabras,  estão sempre em muitos e podem ser perigosos, portanto, ande devagar, evite problemas

ABASTECIMENTO -
Para Abastecer, a gasolina é mais cara para estrangeiros, normalmente 3 vezes o valor normal, caso não tenha militare no posto, tente um desconto com o frentista, porém seja discreto.
Locais para abastecer com segurança -
ROBORÉ
SAN JOSÉ DE CHIQUITOS
SANTA CRUZ DE LA SIERRA


IMPORTANTE -
Preferencialmente a moto deve estar no seu nome, caso esteja no nome de terceiro o mesmo deverá estar presente para o tramite na aduana.
Em caso de veículo financiado deverá obter junto à financeira autorização com firma reconhecida.

MAPA PARA CHEGAR A POLICIA DE TRANSITO DE PORTO SUARES
RUA ANTOFAGASTA NO INICIO...





DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NO PERU

DOCUMENTOS DE VIAGEM NECESSÁRIOS PARA VIAJAR AO PERU COMO TURISTA
Para visitar o Peru é necessário ter um documento de viagem válido e em boas condições. Esse documento deve ser mantido em segurança para evitar possíveis contratempos.
São os seguintes os documentos de viagem que habilitam os cidadãos brasileiros a ingressarem no Peru na condição de turista:
PASSAPORTE ou
CÉDULA DE IDENTIDADE CIVIL emitida pelos institutos de identificação das polícias civis dos Estados.
As cédulas de identidade brasileiras não têm prazo de validade. No entanto, é imprescindível que estejam em boas condições e a foto permita claramente a identificação do titular.
INGRESSO E PERMANÊNCIA DE TURISTAS BRASILEIROS NO PERU
Os brasileiros estão dispensados de visto para ingressar no Peru na condição de turista. No entanto, ao ingressar no país, um oficial do serviço de imigração concederá um prazo legal de permanência que deve ser respeitado, sob pena de cobrança de multa no momento da saída do país.
O limite do prazo de permanência no Peru para turistas brasileiros ou de qualquer outra nacionalidade é determinado exclusivamente pelas autoridades migratórias peruanas, não podendo a Embaixada intervir no assunto.
Caso você necessite de uma extensão do seu prazo de permanência, deve solicitá-la (sempre antes do vencimento do prazo que lhe foi inicialmente concedido) à "Dirección General de Migraciones y Naturalización del Peru (DIGEMIN)".
Para obter os endereços das Delegacias da "Dirección General de Migraciones y Naturalización del Peru " consulte a pagina web dessa instituição, cujo endereço é: http://www.digemin.gob.pe/index.html

Recomendações aos turistas brasileiros
A Embaixada informa que em caso de furto, roubo ou perda de documentos, o brasileiro deve seguir o procedimento seguinte:
1. comparecer à delegacia de polícia mais próxima do local onde o documento foi roubado ou extraviado para fazer a denúncia por roubo ou extravio;
2. Em caso de necessitar de documento para voltar ao Brasil, poderá ser concedida Autorização de Retorno ao Brasil-ARB, que é gratuita. Apresentar ao agente consular a denúncia policial, e comprovante da nacionalidade brasileira.
 Aviso sobre o ingresso de veículos no Peru com fins turísticos 
De acordo com o regulamento sobre o assunto, os veículos que ingressem no Peru, para fins turísticos, têm o prazo improrrogável de 90 días para serem retirados do país, caso contrário serão automaticamente apreendidos pelas autoridades peruanas.
Seguro Obrigatório contra Acidentes de Trânsito (SOAT): PRECISA SER EMITIDO NO PERU.
http://www.consuladoperusp.com.br/noticias/automovel-particular.html
Fonte da matéria site abaixo:
http://www.portalconsular.mre.gov.br/regioes/america-do-sul/peru/lima/informacoes-para-brasileiros





http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/peru-machu-picchu
http://www.viajenaviagem.com/destino/machu-picchu
http://andarilhosdomundo.com.br/2013/09/como-e-o-passeio-para-o-vale-sagrado-dos-incas-peru/
EXPEDIÇÃO MACHU PICCHU
BOLETO ELETRONICO
http://4guysmachupicchu.blogspot.com.br/2013/10/2-quase-la.html
MAPA IDA DINALDO
MAPA DINALDO VOLTA
http://www.viagemdemoto.com/machu-picchu-de-moto-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário